Evangelho no Lar

  • Estudar o Evangelho de Jesus possibilita compreender os ensinamentos cristãos, cuja prática nos conduz ao aprimoramento moral. 
  • Criar em todos os lares o hábito de se reunir em família, para despertar e acentuar nos familiares o sentimento de fraternidade.
  • Pelo momento de paz que o Evangelho proporciona ao Lar, pela união das criaturas, propiciando a cada um uma vivência tranquila e equilibrada.
    Higienizar o Lar por pensamentos e sentimentos elevados e favorecer a influência dos Mensageiros do Bem.
  • Facilitar no Lar e fora dele o amparo necessário diante das dificuldades materiais e espirituais, mantendo operantes os princípios da vigilância e da oração.
    Elevar o padrão vibratório dos componentes do Lar e contribuir com o Plano Espiritual na obtenção de um mundo melhor.
  • Tornar o Evangelho conhecido, compreendido, sentido e exemplificado em todos os ambientes. 
“Quando o ensinamento do Mestre vibra entre 
quatro paredes de um templo doméstico, 
os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum.” 
Chico Xavier, Luz no Lar. 

Como Fazer

Você deverá realizar o Evangelho sempre todas as semanas.
Um dia por semana está bom.
Escolha, na semana, um dia e horário em que a família possa se reunir durante mais ou menos trinta
minutos. Comece desde já. Procure também fixar este dia e horário.
Não há um tempo pré-estabelecido para se fazer o Evangelho no Lar.
Caso seja uma ou duas pessoas o ideal seria fazer entre 15 a 30 minutos.
Crianças também podem fazer parte da reunião.
Pode ocorrer a presença de visitantes ocasionais e, neste caso, podem ser convidados a participar; caso não sejam espíritas, devem ser esclarecidos sobre a finalidade da reunião. 
Há inclusive a possibilidade da reunião ser realizada por uma só pessoa.  Caso exceda o número de participantes este tempo poderá ser estendido.

Prece Inicial: Iniciamos com uma simples e espontânea prece. Silenciamos dentro de nós mesmos e buscamos em nossa mente aquela paz interior, equilibrando assim nossa aura, sintonizando-nos com o Plano Maior e pedimos:
“Olá meus amigos, meus irmãos. Sejam todos bem-vindos ao evangelho de amor. Desde já agradecendo a presença de nossos amigos espirituais, dos anjos consoladores e de nossos anjos guardiões que já estão aqui para nos auxiliar em mais um Evangelho no lar ”.
Leitura do Evangelho: Fazer a leitura de um pequeno trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo, com voz normal, claramente, para que todos possam entender e comentar. O Evangelho poderá ser aberto ao acaso ou então ser estudado sequencialmente, o que é bem interessante. Pois assim, começando pelo início, e seguindo a sequência de 1 ou 2 itens por semana, temos a possibilidade de conhecer todo o Evangelho.
Comentários sobre o texto lido: Os comentários devem ser breves, feitos pelos presentes, e cada um expõe o que entendeu da leitura, com simplicidade, sem fugir do assunto, evidenciando o ensino moral aplicado às situações do dia a dia.
Vibrações: Eis o ponto culminante da reunião, onde passamos para a condição de doadores. Vibrar é doar, e todos nós temos algo de bom a dar em favor do próximo. Um bom pensamento, uma palavra de carinho, um sentimento de bem que enviamos é doação, é caridade.
A importância da vibração está no impulso mental que é dado na vontade firme e sincera de querer ajudar, na dedicação e amor aos semelhantes e no poder de fé ardente e confiante na ajuda do Alto.
Podemos vibrar pelas fraternidades do espaço, paz e equilíbrio de toda a Humanidade, por todos os governantes e por aqueles que têm sob a sua responsabilidade crianças, jovens, adultos e idosos; pela implantação e vivência do Evangelho em todos os lares; e principalmente pelo próprio lar dos participantes, mentalizando paz, harmonia e saúde para o corpo e para o espírito. 
Enquanto uma pessoa faz as vibrações, os outros, em pensamento, vão envolvendo mentalmente, neste clima radiante, as pessoas e locais que estão sendo mencionados.
Pedidos: Pode-se pedir pelos parentes, amigos, por pessoas que não participem do círculo de amizades e por toda Humanidade.
Prece de encerramento: Ao final do Evangelho, faça uma prece simples, sincera e expontânea, agradecendo a Deus, a Jesus, ao Plano Superior e Amigos Espirituais que deram sustentação ao Evangelho no Lar, num clima de paz, amor e harmonia.

Roteiro

1. Escolha o dia e hora de sua preferência. 
2. Escolha um aposento silencioso e agradável da casa,  e que esteja com os aparelhos eletro-eletrônicos desligados.
3. Coloque uma jarra com água sobre a mesa, para fluidificação. 
4. Sentar-se à mesa ou no sofá sem alarde e sem barulho.
5. Fazer a prece inicial, a que toque mais profundamente o sentimento familiar. Pode ser uma prece pronta ou uma prece espontânea, o importante é o sentimento da fé e a confiança na Proteção Divina.
6. Após, fazer uma leitura de O Evangelho Segundo o Espiritismo, comentar com palavras próprias o trecho lido. 
7. Os demais integrantes poderão tecer comentários também, caso o desejem, mesmo que estes levem a assuntos pessoais e/ou a diálogos, naturalmente que sempre pertinentes ao tema em foco. 
8. Para incentivar a participação dos filhos ou demais membros, com exceção dos pequeninos, é conveniente pedir que leiam mensagens espíritas, para reflexão do grupo. Incentivar também, com carinho, o comentário após a leitura. Sugerimos aqui os livros Fonte Viva e/ou Pão Nosso, de Emmanuel, Agenda Cristã e/ou Sinal Verde, de André Luiz.
9. Proferir a prece de encerramento, pedidos e vibrações da noite, como exemplo, pela paz, harmonia, saúde e felicidade dos membros da reunião e de todos com os quais convivem, como também pelos doentes, pelos mais necessitados e também pelo nosso planeta.
10. É desaconselhável qualquer manifestação mediúnica durante o Evangelho no Lar, sendo preferível deixar este tipo de coisa para a Casa Espírita, que é um ambiente preparado para receber esta prática com segurança.
11. Servir, após a prece de encerramento, a água fluidificada a todos os participantes e outras pessoas da casa, mesmo que estas não tenham participado do Evangelho, pois, essa água é um balsamo que alivia e só faz bem para quem o toma.
12. Tempo: o necessário para a família. Sugerimos uma reunião de 15 a 30 minutos. Música: sim, se for do agrado de todos. Sugerimos música instrumental, em volume baixo.
 
Caso não tenha o Evangelho Segundo o Espiritismo em casa, pode acessar online pelo link: http://evangelhoespirita.wordpress.com/

Acesse também o roteiro pelo link abaixo e imprima pra ter sempre com você: 
Folder Evangelho no Lar e no Coração (dobrado em 3) - Contendo descrição das obras básicas da Doutrina Espírita, explicação e roteiro para o Evangelho no Lar e algumas casas espíritas de São José dos Campos