Doutrina de Kardec

A Doutrina Espírita é definida como uma religião, ciência e filosofia que se destina a interpretar corretamente os ensinamentos de Cristo e as verdades universais, embasadas na lei de “causa e efeito”, na imortalidade da alma, na justiça divina e na razão. É uma corrente de pensamento — nascida em meados do século XIX — que se estruturou a partir de diálogos estabelecidos entre o pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, também conhecido como Allan Kardec, e as manifestações espontâneas e inexplicáveis que ocorriam na sociedade parisiense (o que ele e muitos pesquisadores da época defendiam tratar-se de espíritos) de espíritos de pessoas desencarnadas, a manifestar-se através de diversos médiuns.
Caracteriza-se pelo ideal de compreensão da realidade mediante a integração entre as três formas consideradas clássicas de conhecimento, que seriam a científica, a filosófica e a religiosa. Segundo Allan Kardec, cada uma delas, se tomada isoladamente, tenderia a conduzir a excessos de ceticismo, negação ou fanatismo. A doutrina espírita se propõe, assim, a estabelecer um diálogo entre elas, visando à obtenção de uma forma original, que a um só tempo fosse mais abrangente e profunda, de compreender a realidade.
A sua base doutrinária é o Livro dos Espíritos, primeira das chamadas obras básicas escritas por Rivail. Nesse livro, consta o resultado preliminar dos diálogos estabelecidos por ele em diversas reuniões mediúnicas com o que seriam espíritos “desencarnados”. A obra é dividida em 1018 tópicos no estilo pergunta–resposta, ordenados didaticamente pelo pedagogo. As questões levantadas em O Livro dos Espíritos serviram como base para os demais livros que compõem a Codificação espírita.
Segundo muitos de seus estudiosos, a doutrina espírita é cristã, apesar de negar a cristandade, isto é, divindade, de Jesus de Nazareh, além, das concepções teológicas bem diferenciadas no que diz respeito a conceitos como divindade, natureza humana, salvação, graça e destino. Para eles, Jesus não é o Messias de Deus, mas o espírito mais elevado que conhecemos em toda a história da Terra, bem como o modelo de conduta para o auto-aperfeiçoamento humano e que provou, através da caridade absoluta e da encarnação, que o homem pode suportar a provação.

Logo abaixo, videos curtos que contam uma breve historia do Espiritismo:
  
  Kardec aos dias de hoje – 1ª Parte
 Tempo: 9min 53s
 
    Kardec aos dias de hoje – 2ª Parte 

Tempo:  9min 34s

     Kardec aos dias de hoje – 3ª Parte
  Tempo: 9min 58s

Vídeos extraídos do DVD: "O ESPIRITISMO de Kardec aos dias de hoje", lançado em comemoração ao Bicentenário de Nascimento de Allan Kardec (1804-2004), o Codificador do Espiritismo, iniciativa da Federação Espírita Brasileira (FEB), em parceria com a Versátil Home. O filme traz uma visão geral sobre os preceitos básicos da Doutrina Espírita e sua contribuição para o progresso e a felicidade do ser humano. Abrangendo desde as obras que compõe a Codificação do Espiritismo por Allan Kardec ao Movimento Espírita da atualidade. O presente filme é uma excelente introdução à Filosofia e à Ciência Espírita. 

Elenco: Ednei Giovenazzi
Narração: Aracy Balabanian
Director: Marcelo Taranto
http://www.febnet.org.br